terça-feira, 26 de novembro de 2013

VÍDEO DE ESCOLA DE SALOÁ É FINALISTA EM CONCURSO ORGANIZADO PELO MEC







Um vídeo produzido por alunas da Escola de Referência em Ensino Médio Monsenhor João Marques, em Saloá, no Agreste de Pernambuco, é finalista do Prêmio Curtas Histórias, organizado pelo Ministério da Educação. A película concorreu com outras 233 produções de 27 estados. A premiação será no dia 2 de dezembro, em Brasília.

O tema estabelecido pelo concurso é “Africanidades Brasileira”. Segundo o professor Álvaro Deangelles, que orientou a produção do vídeo, a escola optou por mostrar a importância da miscigenação entre Brasil e África. “Queríamos retratar a representação histórica do negro em todas as atividades no país, não só na escravidão”, afirma. O vídeo intitulado “Brasil Africano”, que pode ser assistido aqui, tem duração de 1 minuto e narra a passagem do negro por diversos setores brasileiros.

As cinco alunas que participaram da produção do vídeo tem entre 19 e 27 anos e são integrantes do programa Projovem Urbano. Segundo Deangelles, elas já haviam desistido de estudar e passaram anos fora da escola. “A sensação de ser finalista foi incrível. A expectativa é muito grande. As estudantes ficaram eufóricas com a possibilidade de viajar para Brasília. Muitas já pensam em fazer faculdade na área de cinema, um sonho que há dois anos era quase impossível”, explica.

As alunas e o professor viajarão para Brasília no dia 1º de dezembro. O vídeo da escola concorre com 9 produções de seis estados. Além de Saloá, outras duas escolas pernambucanas estão na disputa, a Escola de Referência em Ensino Médio Professora Edite Matos, em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão, e a Escola de Referência em Ensino Médio Epitácio Pessoa, no Cabo de Santo Agostinho.

Os três melhores vídeos serão premiados. A escolha será feita por júri popular, no site do prêmio, e por uma comissão julgadora. A votação segue até esta quarta-feira (27). Os estudantes e o professor da equipe vencedora do concurso participarão de uma oficina de cinema e empreendedorismo e ganharão um tablet e um smartphone. A escola dos vencedores receberá um aparelho data show, um DVD, uma filmadora digital e uma câmera fotográfica semiprofissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário