terça-feira, 12 de novembro de 2013

RÁDIOS AM E FM VÃO PODER OPERAR POR CINCO ANOS NAS DUAS FREQUÊNCIAS

Agência do Rádio

As emissoras de rádio com frequência AM e que quiserem migrar para a FM vão poder operar por cinco anos nas duas faixas. A autorização foi anunciada nesta segunda-feira, pela presidenta Dilma Rousseff, no programa Café com a Presidenta. Além disso, as quase duas mil emissoras de rádio AM vão ter um ano para decidir se mudam ou não de frequência. O decreto tem o objetivo de criar condições para que essas emissoras de rádios se adaptem às mudanças tecnológicas, se modernizem e continuem junto da população.
Segundo a presidenta Dilma Rousseff, a migração das rádios para a faixa de frequência FM é uma adequação as novas tecnologias.

A regra passa a valer a partir de janeiro de 2014. Para fazer a alteração de faixa, as emissoras devem pagar a diferença entre o valor das concessões AM e FM. Além disso, elas vão ter gastos com novos equipamentos. Mas, de acordo com o responsável pelo setor de rádio da Associação Brasileira de Rádio e Televisão, a ABRATEL, André Trindade, com a mudança de frequência, o retorno comercial das rádios pode ser maior.

Além do retorno comercial, as emissoras de rádio que fizerem a mudança para FM vão poder transmitir sua programação por meio de celulares e tablets, o que vai ajudar também a conquistar novos ouvintes.A medida atende a um pedido do setor, preocupado com o aumento dos níveis de interferência na faixa AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário