quinta-feira, 22 de agosto de 2013

ARIANO TEM COMPROMETIMENTO CARDÍACO




O escritor paraibano Ariano Suassuna, de 86 anos, teve um comprometimento cardíaco de pequenas proporções decorrente de um infarto agudo do miocárdio. A informação foi divulgada na noite de ontem (21) pelo Real Hospital Português (RHP), na área central do Recife, através de um novo boletim sobre o estado de saúde do escritor.

O secretário da Assessoria Especial do governador Eduardo Campos, de Pernambuco, que tem diabetes controlada, passou mal na manhã desta quarta-feira e foi levado pela família à unida de saúde, onde foi submetido a exames.

De acordo com o comunicado do RHP, Ariano Suassuna encontra-se clinicamente estável, mas ficará internado para seguir um protocolo clínico de rotina. O escritor está sob os cuidados do cardiologista clínico e intervencionista Jorge Guimarães.

O autor de obras como O Auto da Compadecida e A pedra do reino está atualmente escrevendo o livro O jumento sedutor, que une teatro, poesia, e romance. No ano passado, ele foi indicado pela Comissão de Relações Exteriores do Senado para representar o Brasil na disputa pelo Prêmio Nobel de Literatura. Desde 1990, Ariano ocupa a cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras e, em 2000, assumiu acento na Academia Paraibana de Letras.

Nascido na Paraíba em 1927, Suassuna mudou-se para Pernambuco na década de 1940. Sete anos depois, escreveu sua primeira peça, Uma mulher vestida de sol. Nos anos de 1970 lançou o Movimento Armorial, cujo objetivo era criar arte erudita a partir de elementos da cultura popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário