terça-feira, 27 de agosto de 2013

MAIS DA METADE DOS BRASILEIROS ESTÃO OBESOS



De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, pela primeira vez, mais de metade da população brasileira tem excesso de peso.

O dado é da mais recente pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), que está sendo divulgada nesta terça-feira (27) em coletiva de imprensa.

O levantamento corresponde a dados coletados em 2012 por meio de 45 mil entrevistas feitas por telefone com os moradores das capitais brasileiras e do Distrito Federal. A pesquisa Vigitel divulgada no ano passado, baseada em levantamento de 2011, apontava que 48,5% da população tinha excesso de peso. Em 2006, primeiro ano avaliado pela pesquisa, esse índice era de 43%.

"A tendência de crescimento da obesidade mostra que precisamos agir ou chegaremos a patamares como do Chile e EUA", diz o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Ainda segundo a pesquisa, 8% das mulheres estão obesas. Entre os homens, a obesidade atinge 16%. A obesidade é caracterizada por um índice de massa corporal (IMC) acima de 30 kg/m2. Já o excesso de peso é caracterizado por um IMC maior que 25 kg/m2.

“Temos o desafio de barrar crescimento contínuo do excesso de peso e da obesidade em homens e mulheres", diz Barbosa. Ele acrescenta que a obesidade pode ser combatida "desde a cantina da escola à lanchonete da empresa" e que os pais não devem permitir que as crianças substituam água por refrigerante.

De acordo com Barbosa, frutas e hortaliças estão presentes regularmente no cardápio de 45% daqueles brasileiros que concluíram, no mínimo,12 anos de estudo. Nesse mesmo grupo, 45% pratica algum tipo de atividade física no horário livre de lazer.

O secretário observa que o indicador mais preocupante é o que revela o consumo excessivo de gordura saturada: mais da metade da população consome leite integral regularmente. Ele lembra que o ideal, para adultos, é o consumo de leite desnatado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário