segunda-feira, 24 de junho de 2013

AS SAIAS-JUSTAS NO RESTAURANTE



Julio Sergio Cardozo

Você já teve que, por exemplo, devolver a comida pedida?  Essa é apenas uma ocorrência possível quando saímos para almoçar ou jantar em restaurantes ou outros locais. Mesmo assim, não se justifica a grosseria.  Com educação e gentileza na comunicação qualquer situação pode ser contornada.

Preste atenção
1
Delicadeza e educação, ajudam a resolver  qualquer problema.
2
Cuidado ao chamar o garçom.
3
Trate com gentileza e educação principalmente aqueles que nos servem.
R7 Emprego Navio 242x300 As saias justas no restaurante
Vejamos algumas situações comuns.

1)      Precisa chamar o garçom? Nada de assobiar, estalar os dedos ou dizer em voz alta “ei amigão”, “chefe”, “meu querido” ou ainda ficar acenando com o guardanapo! Evite grosserias, da primeira vez que o garçom vier lhe atender, pergunte o nome dele.  Quando se esquecer de perguntar no máximo pode chamar de “garçom” ou aguardar que ele olhe e diga “por favor” para ser atendido.

2)      Seu convidado ficou com o zíper aberto ou com aquela salsinha logo no dente da frente? Discretamente avise para que ele perceba.  Só avise o sexo oposto se for íntimo da pessoa, caso contrário peça a alguém do mesmo sexo para dar a dica.

3)      Levou alguém vegetariano sem saber para um restaurante de carnes? Pedir desculpas vai muito bem e se adiante e pergunte ao garçom se há algo vegetariano ou se podem abrir uma exceção e fazer algo para seu convidado comer.  Só desista do restaurante se não houver nada vegetariano e se desculpe também com o garçom e/ou o maitre, sem fazer críticas ao restaurante que você escolheu.

4)      Se a sua comida estiver muito salgada, queimada ou completamente diferente da descrição do cardápio, claro que pode pedir para ser trocada.  Seja discreto e muito educado, fale com gentileza e o garçom providenciará a troca.

5)      Na dúvida do que pedir, peça ao garçom para detalhar mais o prato do cardápio.  É grosseria pedir alteração do prato mudando as suas características, mas tudo bem se pedir um grelhado mais ou menos passado, com o molho a parte ou sem molho e, se for impossível ser atendido, não crie um caso, simplesmente mude a sua escolha.

6)      Não deixe o seu celular sobre a mesa, mas se houver uma emergência ou expectativa de uma ligação, avise ao seu convidado e logo após a ligação, guarde o celular.

Ninguém está livre de cometer grosserias, mas sempre é bom aprender a ser gentil e tratar com educação, principalmente, aqueles que nos servem.  Não sabe como?  Observe, aprenda e treine.

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