quinta-feira, 10 de outubro de 2013

PEIXE GIGANTE INTRIGA PESCADORES




Um enorme e diferente peixe apareceu na rede de um pescador na noite de ontem (9) na praia de Boracéia, em Bertioga, no litoral de São Paulo. Os pescadores do local ficaram intrigados com o tamanho da espécie e disseram que tem cerca de 250 quilos. Já um especialista em oceanografia biológica disse tratar-se de um ‘peixe-lua’.

O pescador Manoel Raimundo Valentim, 58 anos, conta que deixou uma rede no mar na quarta-feira e voltou para buscar a pesca apenas à noite. Ele notou ter pegado um peixe bem grande, já que não conseguia puxar a rede sozinho. Já na manhã desta quinta-feira (10), Raimundo voltou ao local com outras pessoas.
Para retirar a rede do mar, foi necessário deslocar cinco homens. Eles colocaram o exemplar de quase dois metros no barco do pescador.

Raimundo diz que sempre trabalhou com pesca e nunca tinha visto algo parecido. “Nunca vi peixe assim, não sei nem o que fazer com ele. Por isso, a gente está pedindo ajuda, para ter informação sobre o que fazer com ele”, fala o pescador.

Michel Donato Gianeti, que atua na área de oceanografia biológica da Universidade de São Paulo (USP), recebeu as fotos do animal e disse se tratar de um ‘peixe-lua’, que tem o nome científico de Mola mola, da família Molidae. “É um peixe relativamente comum em águas oceânicas brasileiras, apesar de não abundante. Não tem valor comercial, ou seja, sua carne não é apreciada para consumo, felizmente, pensando na preservação da espécie”, analisa o especialista.

Segundo Gianeti, o consumo desse tipo de peixe é inapropriado e ele não tem valor comercial. Por isso, é interessante ter esse animal para a realização de estudos mais aprofundados sobre a espécie. "O exemplar das fotos é um belo espécime. Pena que foi capturado. A universidade teria interesse em manter preservado esse peixe, se o pescador for descartar", diz ele.



Nenhum comentário:

Postar um comentário