domingo, 6 de outubro de 2013

AMÍLCAR: MENOS PALAVRA E MAIS AÇÃO

 Trago do Blog Educação e Luta, do Professor Augusto Souto
Abílio e Emília Valença -os pais
 
A política pautada na Proibidade perde uma referência no Agreste Meridional, faleceu ontem a noite na casa de Saúde Nossa Senhora Perpétuo Socorro em nossa cidade o Ex-prefeito de Garanhuns Amílcar da Mota Valença.
O velório será na Câmara Municipal de Garanhuns a partir das 8 horas de Hoje e seu sepultamento Ocorrerá as 17 horas no Cemitério São Miguel.
Nascido no dia 19 de Maio de 1915, na casa de nº 34 da Praça João Pessoa, filho de Abílio Camilo Valença e Emília da Mota Valença.Iniciou seus estudos no Ginásio de Garanhuns (Colégio Diocesano),transferindo-se para o Colégio Salesiano do Recife, onde em regime de internato concluiu o Ensino Secundário, onde aprendeu Música e Tipografia; tendo de apresentar-se ao Exército e muito ligado a família resolveu regressar a sua terra Natal para servir ao Tiro de Guerra e retornou ao Colégio Diocesano para dar continuidade aos estudos.
 
Incentivado por amigos e familiares resolveu candidatar-se e disputar uma vaga de vereador, resultando no mandato de 1947 e reeleições nos anos de 1951 e 1955, em pleitos consecutivos, pelo sufrágio de boa parte dos eleitores da cidade e de uma maioria esmagadora de votos conseguida em seu amado distrito de São Pedro
Em 1963, após um memorável e renhido pleito eleitoral, Amílcar foi eleito prefeito de sua terra natal. Quando no exercício do governo, foi contemplado com uma Bolsa de Estudos Administrativos para realizar estágio em várias cidades dos Estados Unidos, tendo recebido diversos Certificados de Aproveitamento expedidos pela Agência Internacional para o Desenvolvimento, além de ser merecedor dos Títulos de Cidadão Honorário das cidades de Miami, Estado da Flórida; de Sioux, Estado de Sioux; e de Galveston, Estado do Texas. Em 1969, apoiou e elegeu o seu sucessor, o Dr. Luis Souto Dourado.Em 1973, foi novamente eleito Prefeito de Garanhuns.
Principais obras de seus Governos:
No âmbito do Abastecimento, criou o Mercado Municipal 18 de Agosto, o Mercado da Carne, o Mercado de Farinha e a CEAGA – Central de Abastecimento de Garanhuns, medidas iniciais básicas para a implantação de um sistema adequado de abastecimento não só para a cidade de Garanhuns como para o Agreste Meridional
A implantação do Batalhão Duarte Coelho, do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado; a implantação de um Terminal Rodoviário.
implantação da Vila José Bernardino Teixeira (Vila do Quartel); implantação da Vila Popular da COHAB I; implantação do Núcleo de Supervisão Pedagógica de Garanhuns (atual GERE); e a implantação da sede da CIRETRAN
No seu segundo governo municipal, estando à venda e com possibilidade de ser negociado para fora do Estado, Amílcar adquiriu à Diocese de Garanhuns o Parque Gráfico e a marca do Jornal “O Monitor”. O seu antigo cargo de aprendiz de tipógrafo falou mais alto e ele não permitiu que a cidade perdesse tão importante periódico. 
Como Sócio Honorário da Academia de Letras de Garanhuns, ele doou, a esta instituição cultural, as suas coleções completas de “O Monitor” e do “Jornal de Garanhuns”, este dirigido e editado por Mauro de Souza Lima.Pelo fato de sua comprovada competência adminsitrativa como prefeito da cidade, foi designado pelo Ministério da Previdência por duas vezes para ocupar o cargo de Agente do INPS , em Garanhuns.Com o seu falecimento e diante dos exemplos constantes de improbidade adminsitrativas que assolam o país, temos de reconhecer o seu legado de homem probo e competente que servirá para as futuras gerações.
VIVA Mons. Adelmar da Mota Valença, Viva Dona Almira da Mota Valença, Viva Amílcar e parabéns a Garanhuns que teve o privilégio de acolher esta família que só engrandece o nome de nossa cidade.
Agradeço as informações do meu amigo e sobrinho neto de Amílcar da Mota Valença, Thiago Valença.Meus mais sinceros votos de pêsames a Família.

Fotos: acervo da família Valença
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário