sexta-feira, 31 de maio de 2013

TREMOR ASSUSTA A POPULAÇÃO DE BELO JARDIM

Folha de Pernambuco

A terra voltou a tremer no Agreste pernambucano na noite de ontem. Vários moradores de Belo Jardim, localizada a cerca de 190 quilômetros do Recife, ficaram assustados com um abalo sísmico sentido por volta das 20h30. O fenômeno, segundo os moradores, foi mais forte do que os terremotos sentidos na região costumeiramente. Como ontem foi feriado de Corpus Christi, o Departamento de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que monitora a região, não divulgou informações, mas deve fornecer hoje os dados de magnitude e o epicentro do abalo.

“Parecia que estava passando um trator por baixo da casa. Não deu tempo nem de correr porque foi mui­to rápido”, contou a aposentada Teresinha Coutinho. A do­na de casa Ma­ria do Carmo Barbosa estava sentada na calçada de casa, no bairro de São Pedro, quando ocorreu o estrondo. “Senti uma coisa estranha. Pensei que era algo caindo dentro de casa. De repente, minha neta, que estava no computador, correu para fora da casa e outros vizinhos também foram em direção à praça”, disse. Com me­do de permanecer dentro de casa, muitos mo­­radores fo­ram às ruas da cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não houve chamados de feridos pelo terremoto e não houve informes sobre desmoronamento.

O técnico do Departamento de Sismologia da UFRN, Eduardo Alexandre, comentou que a área onde está situada a cidade de Belo Jardim já é monitorada por sismógrafos. “Há dois equipamentos, sendo um em Caruaru e outro em São Caetano”, disse. Segundo ele, os fenômenos no Agreste são, em geral, de pequena magnitude e muitas vezes sequer são percebidos pela população. O último abalo sentido por moradores da região ocorreu em Tacaimbó, cidade vizinha à cidade de Belo Jardim. O incidente foi registrado há pouco mais de um mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário