terça-feira, 28 de maio de 2013

LABAM: UMA CONQUISTA PARA O AGRESTE MERIDIONAL

 Blog do Ronaldo César


O Deputado Estadual Guilherme Uchoa, presidente da ALEPE, atendendo o pedido do então prefeito de Palmeirina e presidente da CODEAM, Eudson Catão, colocou uma emenda parlamentar para a criação de um Laboratório de Análises Médicas naquele município, entretanto, antes mesmo de iniciar a construção, Eudson analisou que o investimento era muito maior que a demanda de sua população, e que poderia ter uma viabilidade regional, trazendo para Garanhuns e atendendo vários municípios, inclusive Palmeirina.
Esta ideia encontrou repercussão no Secretário de Saúde de Pernambuno, Antônio Figueira, que entendeu e viabilizou o investimento, nascendo assim o LABAM, uma das primeiras iniciativas da CODEAM Consórcio, sendo um serviço que deve ser utilizado por todos os municípios conveniados, diminuindo custos para todos, agilizando prazos e otimizando os serviços para as Secretarias de Saúde dos municípios.
O LABAM vai disponibilizar computadores, impressoras e o programa para que cada PSF se integre em rede ao laboratório. Segundo Eudson Catão, será o sistema de resultados será on-line, o profissional no PSF vai solicitar o exame e receber o resultado através do sistema que já se encontra à disposição, enviando somente os materiais para análise. Em breve, até a UPAE estará interligada ao sistema, agilizando o serviço e diminuindo ainda mais os custos, para os municípios e a população beneficiada.
"Esta regionalização do atendimento foi melhor para todos, pois temos um laboratório próximo, com custos menores e em condições de atender às demandas dos nossos municípios associados" - Disse Eudson, na Audiência Pública que debateu o Pacto pela Saúde, ontem, 27, no auditório da CODEAM e que contou com diversas autoridades, prefeitos, gestores de saúde e o Secretário Antônio Figueira.
Ao final da Audiência, a presidente da CODEAM, Celina Brito, prefeita de Jupi, apresentou o LABAM à população e às autoridades presentes. Antes disso, agradeceu a Eudson pelo Laboratório, que ela considerou um presente para todos que fazem a CODEAM.
Esta necessidade dos municípios se consorciarem para dividir serviços tem sido uma das defesas mais frequentes do Secretário Executivo da CODEAM. Catão acredita que a saúde é um bom exemplo, pois os municípios estão cada vez com menos recursos. Em 1990, 75,6% dos gastos com a saúde do povo brasileiro eram bancados pela União, 13% pelos estados e 11,4% pelos municípios. Já em 2010 a conta se inverteu: a União entrou com 45% dessa despesa, os estados com 27% e os municípios com 28%. É a prova de que a União continua empurrando para estados e municípios uma obrigação que é dela, como já fazia com a educação, e isso precisa ser denunciado.
O LABAM é um primeiro passo para que os municípios possam investir nos consórcios como uma possibilidade real de oferecer melhores serviços com menos custos, rateando a conta e melhorando o atendimento à população.

MEDALHA DOM MILTON MOREIRA:
Ao final da solenidade na CODEAM, Eudson Catão condecorou o Secretário de Saúde, Antônio Figueira, com a Medalha Dom Milton Moreira, Bispo Fundador da CODEAM, que lutou pelo regionalismo e pelos municípios, buscando na união uma forma de lutar contra a seca da época. Antes de Figueira, somente o ex-presidente Lula e o Governador Eduardo Campos haviam recebido a homenagem, criada durante a segunda gestão de Catão na CODEAM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário