quarta-feira, 22 de maio de 2013

SENADO APROVA PROJETO QUE REGULAMENTA PROFISSÃO DE REVISORES DE TEXTOS EM BRAILE

Agência Brasil

O Senado deu um passo hoje (22), para regulamentar as profissões de transcritores e revisores de textos em braile – sistema de escrita em relevo que permite o acesso de deficientes visuais e auditivo à leitura e à comunicação. Projeto de lei que prevê a medida foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais e agora será remetido à apreciação da Câmara dos Deputados. “Os livros sonoros e a informática são importantes, mas não substituem o sistema braile tradicional, que é um modelo lógico, simples e polivalente, adaptável a todas as línguas e a todas as espécies de grafia”, destacou a relatora Angela Portela (PT-RR).

O Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou que havia 45,6 milhões de pessoas com deficiências visual, auditiva, motora e mental – o que representa 23,9% da população. Para ela, a regulamentação dos revisores e transcritores desse tido de leitura vai estimular a profissionalização.

“Em última instância, o conhecimento e a cidadania das pessoas com deficiência visual estão diretamente vinculados aos produtos culturais colocados à disposição com o uso da técnica.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário