terça-feira, 19 de março de 2013

BEBA MAIS ÁGUA


Revista Mensch

Nessa época de muito calor, suamos muito e naturalmente o corpo vai se desidratando. E para refrescar e diminuir essa ação nada melhor que um bom copo de água. Quimicamente falando, temos como água uma substância química composta de hidrogênio e oxigênio, essencial para todas as formas conhecidas de vida no planeta Terra. Este líquido tão importante, age como reguladora de temperatura, diluidora de sólidos e transportadora de nutrientes e resíduos entre os vários órgãos do corpo humano.
 


Assim, ingerimos água para ajudar na diluição e funcionamento normal dos órgãos, para que, em seguida, a mesma possa ser eliminada pela urina ou por evaporação nos poros, mantendo a temperatura corporal e eliminando resíduos solúveis, como sais e impurezas, além disso, as lágrimas são outro exemplo de eliminação de água. 

No corpo humano a água é o principal constituinte (entre 70% a 75%) e sua quantidade depende de vários fatores estabelecidos durante a vida do indivíduo, entre eles a idade, o sexo, a massa muscular, o aumento ou perda de peso, o tecido adiposo, e até mesmo a gravidez ou lactação.
 
PORQUE BEBER MAIS ÁGUA
 
 - Previne problemas renais: A matemática é simples, quanto menos água a pessoa ingerir, mais a chance da formação de calculo renal, conhecidas popularmente como pedra nos rins. Já foi comprovado que a ingestão de mais água para quem tem este diagnóstico, reduz em mais de 50% o risco de tê-lo novamente.
 
- Emagrece: A água é essencial para o emagrecimento, visto que elimina toxinas através das fezes e urina, mantendo um equilíbrio no organismo. Outro fator importante, é a confusão que o nosso corpo faz com fome e sede, assim, ao ingerir água você se sentirá saciado por mais tempo.

- Previne dores de cabeças e mau humor: A falta de água pode causar dores de cabeça (por isso que sofremos tanto quando estamos de ressaca), vômito, náuseas, diarreia e febre. Estudos comprovam que uma desidratação leve causa mudanças de humor, por isso, não espere para ficar com sede para beber água, ingira uma média de 2 litros por dias.
 
- Para pele, cabelos e unhas bonitas: A pele é o primeiro órgão a sofrer com a perda de água, a chamada desidratação, que causa a diminuição da textura e elasticidade da pele. Já para as mulheres, beber água também auxilia no combate a celulite.
 
- Prevenir inchaço e retenção de líquido: beber água evita que o organismo retenha o sódio, responsável pelo inchaço.
  
DICA
 - Coloque numa jarra com 2 litros de água folhas de hortelã, rodelas de limão e laranja e conserve na geladeira por algumas horas. Você terá uma fonte de hidratação gostosa, sem calórias e com vitaminas.


- Mantenha uma garrafinha de água por perto em casa, no escritório e no carro.
 
- Escolha frutas como a melancia, que é formada por 90% de água.

- Beba chá, mas evite o chá preto e as demais bebidas que possuem cafeína, pois neutralizam os benefícios da água no organismo. Opte pelo chá verde, que além de tudo, é antioxidante.

- Abuse dos tomates, pois contém muita água na sua composição.
 
- Antes de dormir, escolha uma sopa, preparadas com carnes magras que é também uma excelente fonte de proteína. 

- Quando for a praia ou passar muito tempo exposto ao sol, beba o dobro de água. 

Como se viu, o simples fato de beber água pode mudar e muito a nossa qualidade de vida, além de ser uma das formas mais baratas, eficazes e acessíveis para prevenir doenças. Dentre os efeitos mais comuns da falta de hidratação temos; desvitalização dos cabelos, distúrbios de concentração, problemas de sono e memória, bem como, impotência e disfunções erécteis para os homens.

E mais uma curiosidade: há trabalhos científicos evidenciando que muitos tratamentos com medicações orais, sobretudo anticoncepcionais, terapia de reposição hormonal e anti-hipertensivos, não alcançam o devido sucesso em virtude da baixa ingestão de água por parte do paciente; isto deve-se tanto à má circulação da substância pelo corpo quanto à má absorção da mesma no intestino, processo este dependente da água como veículo de transporte.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário