sexta-feira, 22 de março de 2013

NÍVEIS DE CHUVA FICARÃO ABAIXO DO ESPERADO NA MAIORIA DO ESTADO

Folha PE 

A seca em Pernambuco e a previsão de chuvas para região foram os temas do encontro realizado na manhã desta quinta-feira (21), na sede provisória do Governo do Estado, localizado no Centro de Convenções, em Olinda. O período de chuvas nessas regiões foi encerrado neste mês com índices abaixo da média anual local, 600 mm. Participaram do evento, o governador Eduardo Campos, o presidente da Agência Pernambucana de Água e Clima (APAC) Marcelo Asfora e outras autoridades.

"Esse ano, choveu um terço desse valor. A situação é melhor do que no ano passado, quando as chuvas ficaram em até um quarto do que seria a média climatológica da região, mas a quantidade ainda é insuficiente", explicou Asfora.

Segundo Asfora, no Sertão, por exemplo, a expectativa é de chuva apenas em abril, mas na Região Metropolitana a situação não será agravada, já que as chuvas devem ser normalizadas e o sistema de Abastecimento da Região é dimensionado para acumular água suficiente em períodos de estiagem. Para o Agreste, o esperado é que nos dois próximos meses a quantidade de chuva fique abaixo da média. A tendência é que após esse período elas se normalizem.

O governador Eduardo Campos pontuou que a construção das adutoras é uma das apostas do Governo do Estado para enfrentar o período de seca. "Semana que vem, a presidenta Dilma virá inaugurar a adutora do Pajeú, no Sertão”, disse.

“Até 2014, Pernambuco será o primeiro estado do Brasil que todas as propriedades do Semiárido e do Agreste terão cisterna. Ao todo, serão 160 mil, sendo que 90 mil já foram construídas. Mais R$ 72 milhões serão investidos na construção de mais 31 mil unidades, além de mais 30 mil até o final do meu mandato”, explanou Campos. Em março, cerca de R$ 16 milhões foram gastos para emergências, como ração e transporte de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário