sexta-feira, 22 de março de 2013

DOM FERNANDO SABURIDO ENTREGA SUGESTÕES PARA ENFRENTAMENTO DA SECA


Folha PE

O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, juntamente com bispos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), regional Nordeste, que fica no Recife, se reuniram na manhã desta quinta-feira (21) com o governador Eduardo Campos. Na ocasião, Dom Fernando entregou um documento com quase 100 reivindicações e também sugestões de ações para minimizar os efeitos da seca nas regiões do Agreste e do Sertão.

Entre os pontos levantados estão a organização, gestão e financiamento; mapeamento, sistematização e multiplicação das tecnologias sociais; acesso à infraestrutura hídrica e saneamento; acesso à terra e a regularização fundiária; acesso a educação; meio ambiente; valorização dos povos, entre outros.

“Temos que compreender os limites impostos pela natureza, pois a questão da estiagem não é novidade, mas temos que procurar implementar ações que nos ajudem a conviver com esse quadro”, disse o governador, lembrando que diversas ações conjunturais e estruturais estão em curso.

O Estado enfrenta a pior seca dos últimos 40 anos. São mais de 9,5 milhões de pessoas atingidas, em 1.135 municípios do Semiárido nordestino. De acordo com a apresentação do documento: “o objetivo é conclamar outros atores da sociedade e do governo a não pensarem na região apenas em tempos de seca, pois é importante descobrirmos os preconceito e imagens deturpadas, reconhecendo melhor e valorizando os povos e culturas do Semiárido e suas potencialidades”.

No semiárido vivem 46% da população nordestina e 13% da população brasileira, além de representar 11% do território brasileiro. São aproximadamente 25 milhões de pessoas aguardando a adoção de medidas civilizatórias, que facilitem a conveniência mais adaptada a esse ecossistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário